Caso não consiga visualizar correctamente esta edição electrónica clique aqui
#05 | 21 de Maio 2007
         
 



Carlos Zorrinho
“O que se pode mudar em ciclo curto são as atitudes”

 

Interpretando o futuro, que case study se poderia fazer de Portugal daqui a 10 anos?
O mundo global desenvolve-se cada vez mais em torno dum triângulo de especialização, combinando inovação pura, outsourcing de serviços e produção offshore e produção e serviços de proximidade altamente qualificados. Daqui a dez anos Portugal alojará exemplos dos três vértices de especialização, mas poderá ser sobretudo um case study de produção e prestação de serviços altamente qualificados.

Como se concretiza a actual necessidade de recombinação permanente como chave da gestão?
Inovar não é inventar mas antes recombinar. O futuro não é uma projecção linear do passado, pelo que a gestão é um exercício de adaptação, controlo e exploração permanente das dinâmicas de mudança.

Qual a importância da visão e do carácter da liderança para a viabilização do negócio em Portugal?
Os portugueses são por natureza flexíveis e criativos. Mas a flexibilidade e a criatividade só se transformam em vantagens consolidadas se forem aplicadas em torno de narrativas fortes. É por isso que a liderança e a visão são condimentos determinantes para o sucesso dos negócios em Portugal.

Os sistemas de informação têm evoluído mais depressa do que as mentalidades?
As mentalidades são uma aquisição cultural de ciclo longo. O que se pode mudar em ciclo curto são as atitudes. Em Portugal, muitas atitudes não têm acompanhado as dinamicas de mudança induzidas pelos sistemas de inovação. Mas esta é uma situação que está a mudar.

O management português é crioulo?
É o resultado duma cultura aberta, tolerante e mesclada de experiências diversas. Nesse sentido, tem muito de crioulo, e esse facto é uma vantagem e não uma limitação.

Biografia
Doutorado em Gestão de Informação
Professor Catedrático do Departamento de Gestão de Empresas da Universidade de Évora.
Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico

email

site


 
 
 
 


ÚLTIMAS ENTREVISTAS
António Costa Silva (2), José Manuel da Fonseca, Rui Grilo
SUBSCRIÇÃO/CANCELAMENTO

 

 
Edição António Coxito Design Luís Silva Produção Ricardo Melo Publicidade Sílvia Prestes
 
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu).