Caso não consiga visualizar correctamente esta edição electrónica clique aqui
#13 | 20 de Novembro 2007
 
 
 
     
 



Paulo Rosado
“No momento da escolha de uma solução, a credibilidade dos argumentos é um factor decisivo”

 

Quais as razões que levaram a SurfControl a preferir a OutSystems?
Os principais factores que levaram a esta decisão foram a rapidez na entrega da solução, o investimento reduzido e a flexibilidade. A escolha da OutSystems foi o resultado de uma análise comparativa de várias tecnologias e diversas formas de criar e manter uma nova solução – desde a utilização dos recursos internos, até à avaliação de propostas de diferentes empresas de software.
Para além dos factores custo e tempo, a SurfControl avaliou também a capacidade demonstrada por cada uma das opções para suportar o negócio de uma forma contínua, já que o mercado em que esta empresa opera é extremamente dinâmico. O negócio evolui constantemente e a qualquer momento, pode haver necessidade de alterar as aplicações de negócio, seja para implementar um novo processo, para integrar com mais um sistema, ou até para cumprir um requisito legal. A OutSystems conseguiu demonstrar à SurfControl que, com a nossa tecnologia, o IT consegue acompanhar o ritmo do negócio, entregando e modificando as aplicações sempre que necessário e com reduzido esforço.

Que estratégia usam para reduzir os custos de programação?
A redução dos custos de programação é uma consequência directa da utilização da Plataforma OutSystems. O desenvolvimento das aplicações é feito num ambiente totalmente visual, que acelera e simplifica a sua construção. A Plataforma tem também um conjunto de ferramentas que aumenta significativamente a produtividade da equipa de projecto, permitindo que esta seja composta por poucos elementos. Para além destes factores, que por si só representam uma grande redução nos custos de programação, a Plataforma OutSystems suporta de forma nativa uma arquitectura orientada a serviços (SOA) e facilita a integração com outros sistemas, minimizando o risco e a complexidade tipicamente associados a estas fases do projecto.

Que soluções foram concebidas para reduzir pessoal nas áreas administrativas?
Com a implementação do Partner Portal da OutSystems, a SurfControl eliminou uma grande parte das tarefas administrativas e burocráticas que, embora não trouxessem qualquer valor acrescentado, representavam até aí, um custo incontornável e significativo. O Partner Portal veio disponibilizar aos parceiros da SurfControl um conjunto de mecanismos self-service para que eles próprios obtenham e actualizem a informação relevante para o seu negócio.
Estas funcionalidades contemplam actividades que vão da simples actualização dos dados de contacto, até por exemplo, ao registo das actividades comerciais para que não haja conflito entre parceiros. Os parceiros podem agora aceder a toda a documentação comercial e de marketing em função das suas condições contratuais e fazer automaticamente a gestão das licenças dos seus clientes, já que o Partner Portal lhes dá informação sobre as datas em que estas terão que ser renovadas. Os programas de marketing são outra grande vantagem desta solução – as campanhas são preparadas pela SurfControl, os parceiros seleccionam o seu público-alvo e a informação que chega ao cliente final reflecte automaticamente o nome e a identidade visual do parceiro responsável por aquele cliente. Os resultados da campanha são disponibilizados online, para que cada parceiro possa fazer o acompanhamento dos seus clientes.
Para uma empresa de tecnologia, como a SurfControl, a rede de parcerias é muito importante, porque é através dela que se consegue atingir um efeito de escala em termos comerciais, sem aumentar os custos na mesma proporção. Mas para isso, a gestão deste canal tem que ser suportada por aplicações como o Partner Portal, que assegurem, não só a centralização da informação e a transparência dos processos, como também a automatização da interacção com os parceiros. O Partner Portal veio trazer tudo isto à SurfControl, melhorando a eficiência e reduzindo os custos associados.

Porque é que se devem fazer negócios a partir de referências?
A indústria do software é extremamente competitiva e tem uma característica paradoxal – se por um lado é possível fazer quase tudo com uma tecnologia tradicional, por outro, o tempo e os custos envolvidos e a dificuldade em definir à partida os requisitos da aplicação final, levam ao fracasso duma percentagem muito significativa dos projectos.
Quando surge uma empresa como a OutSystems, que fornece uma alternativa disruptiva a este cenário, é muito importante poder dar referências de sucesso. A grande maioria dos responsáveis de sistemas de informação já sentiu na pele os dramas de ter que entregar uma aplicação que, a meio, já custou mais do que estava planeado, não vai ser entregue a tempo, e quando estiver pronta, provavelmente já não serve os objectivos do negócio. A maneira mais eficaz de contrariar este sentimento de descrença, que aliás é legítimo, é mostrar casos de sucesso de empresas que resolveram problemas com que a maioria dos executivos se identifica, tanto ao nível dos sistemas de informação como do próprio negócio.

Quais as vantagens de os estudos de mercado serem feitos por uma entidade independente e idónea?
Os analistas são profissionais com muita experiência, que já reviram e testaram as mais variadas soluções para gerir e desenvolver aplicações. A par com os testemunhos dos clientes, as análises independentes feitas por empresas e profissionais especializados, ajudam a demonstrar as capacidades da nossa tecnologia. No momento da escolha de uma solução, a credibilidade dos argumentos é um factor decisivo, que pode ser evidenciado por estas análises independentes.

Qual o lugar de Portugal na vossa expansão?
Portugal é e continuará a ser muito importante para a OutSystems. Quer o número de clientes quer o volume de negócios continuam a crescer. A rede de parceiros também está a ser dinamizada de forma a conjugar competências em mais áreas de negócio e a ter uma capacidade de resposta mais rápida às solicitações do mercado. Pensamos ter ainda muito espaço para crescimento no mercado nacional.

Que infra-estruturas são necessárias para estar sempre à frente da concorrência?
A principal infra-estrutura da OutSystems é o capital humano, que criou a melhor tecnologia para gerir e desenvolver aplicações, e trabalha todos os dias para a tornar mais rápida, mais flexível e mais próxima das necessidades das empresas.
Para estar sempre à frente da concorrência é preciso garantir um investimento contínuo em R&D, que neste momento já ultrapassa os 15% dos investimentos totais da empresa.

Biografia
Fundador da OutSystems e seu CEO desde 2001.
Trabalhou na Altitude Software e em Sillicon Valley para Oracle Corp.
Possui um Master's em Computer Science pela Stanford University e é Engenheiro de Computadores pela Universidade Nova de Lisboa.
A empresa norte-americana SurfControl, líder no fornecimento de soluções de segurança em TI, escolheu a solução OutSystems Partner Manager para dinamizar o seu canal indirecto de vendas.

site

 


ÚLTIMAS ENTREVISTAS
J. Martins Lampreia, José Santos, António Quina
SUBSCRIÇÃO/CANCELAMENTO

 
 
     
Ecoeficiência nos Edifícios: O Caso da Escola de Gestão do Porto
Formação Avançada Interface
Saiba mais
 
Gestão Logística
Encontros Auto
Lisboa
27 Novembro 2007

Saiba mais
 
Integração, Gestão Documental e Workflow: O caso da CM do Porto
Formação Avançada Interface
Saiba mais
 
"Os mais valiosos activos de uma organização do século XXI, empresa ou não, serão os trabalhadores do conhecimento e a sua produtividade"
Patrícia Mateus

Intra Director Financeiro
Saiba mais
     
  "Director do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada"
Joaquim Caeiro

Modos Serviço Social
Saiba mais
 
     
  "Se os sistemas estiverem adaptados para que esta notificação e entrega se concretize, os médicos sentem-se muito mais incentivados para realizar este trabalho"
Isabel Marinho Falcão

Interface Saúde
Saiba mais
 
Edição António Coxito Design Luís Silva Produção Ricardo Melo Publicidade Sílvia Prestes
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu).