CASO NÃO CONSIGA VISUALIZAR CORRECTAMENTE ESTA NEWSLETTER CLIQUE AQUI
 
# 74 | 25 Dezembro 06
 

Investigador no grupo XLDB do LaSIGE, estando actualmente a trabalhar no desenvolvimento de um novo motor de busca para a Web portuguesa, o TUMBA!
Paralelamente está a trabalhar no desenvolvimento do primeiro sistema de arquivo da Web portuguesa, o tomba.

Premiado, juntamente com Sérgio Freitas e Mário J. Silva, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pela DELOS (Network of Excellence on Digital Libraries), uma organização suportada pelo Programa de Tecnologias para a Sociedade de Informação da Comissão Europeia
O artigo premiado,“Design and Selection Criteria for a National Web Archive”, investiga questões relacionadas com a criação de arquivos históricos da web, tendo usado a web portuguesa como caso de estudo.

email
site

Daniel Gomes
“A chave do sucesso dos motores de busca está nas pessoas que lá trabalham.”

Num vastíssimo universo de registos, qual o conceito por detrás de informação relevante?
A relevância de uma informação depende da necessidade de informação do utilizador.
Uma determinada informação será relevante se satisfizer a necessidade de informação de um determinado utilizador.

Que vantagens pode retirar o mundo português de uma biblioteca digital portuguesa?
Uma biblioteca digital de língua portuguesa disponível de forma gratuita na Web, permitiria aceder a um vasto domínio cultural de forma rápida, eficiente e ubíqua. Permitindo uma maior interacção entre os povos que partilham a Língua Portuguesa.

Qual o futuro das línguas minoritárias e dos seus caracteres especiais na Web?
A lingua inglesa é a mais utilizada na web. No entanto, nos últimos anos tem-se verificado um acentuado crescimento do número de conteúdos escritos na língua nativa dos seus autores. Penso que a presença das línguas na web depende do poder económico e nível educacional dos países. Em princípio, todas as línguas de países desenvolvidos terão o seu lugar na web.

Que características deve ter uma página optimizada para motores de busca?
É difícil responder de forma breve a esta questão. Sugiro que consultem o Visibilidade.net, um síto web da minha autoria acerca deste assunto. Resumindo, pode-se dizer que uma página optimizada para motores de busca deverá seguir exactamente os mesmos princípios de desenho que uma página optimizada para humanos. Quanto mais respeitadora das normas uma página for, mais optimizada estará para os motores de busca.

Qual a aplicabilidade da Inteligência Artificial na selecção de registos?
A Inteligência Artificial não é a minha área de investigação, pelo que, não posso emitir uma opinião fundamentada a este respeito. No entanto, a resolução de qualquer problema requer a aplicação de conhecimentos de múltiplas áreas.

Como é que um motor de busca, com tantos acessos, consegue ser tão rápido?
Basicamente, trata-se da aplicação da máxima "dividir para conquistar" em larga escala. Um motor de busca é composto por uma sistema dividido por muitos computadores, por exemplo, especula-se que os serviços do Google sejam suportados por mais de 100 000 servidores. No entanto, desenvolver estes sistemas e mantê-los em funcionamento é uma tarefa complexa. A chave do sucesso dos motores de busca não está no seu número de máquinas mas sim, nas pessoas que lá trabalham. A web está em permanente evolução e os seus utilizadores são cada vez mais exigentes, pelo que, as empresas de pesquisa na web investem fortemente em quadros competentes capazes de levar a cabo com sucesso projectos pioneiros que garantam que os motores de busca acompanhem a evolução da web.

 

 

Anteriores entrevistas:
Paulo Mateus
Alda Cardoso Ambrósio
Rui Lobo
George Rupp
Carlos María Romeo

 
Editor
António Coxito
Produção
Ricardo Melo
Design
Luís Silva
Subscrições/cancelamento
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu)