CASO NÃO CONSIGA VISUALIZAR CORRECTAMENTE ESTA NEWSLETTER CLIQUE AQUI
 
# 62 | 02 Outubro 06
 

Professor associado no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, no grupo de investigação de Instrumentação Atómica e Nuclear.

Esteve envolvido num projecto europeu para determinar com maior precisão o raio do protão, etapa fundamental para o desenvolvimento dos futuros computadores quânticos.

email
site


Joaquim Santos
“Uma terceira hipótese que os computadores binários não têm...”

Com que precisão pode ser medido o raio do protão, num instante determinado?
O Raio do Protão é conhecido, actualmente, com uma precisão relativa de 2%. Com esta experiência pretende-se reduzir essa imprecisão para 1 por mil (0,1%).

O que levou o Departamento de Física da Universidade de Coimbra a ser pioneiro na investigação do raio do protão?
Esta experiência foi delineada há alguns anos por investigadores do PSI, um grupo que tem larga experiência com feixes de muões (partículas como os electrões mas com uma massa 200 vezes superior) e são os únicos no mundo capazes de produzir feixes de muões de baixa velocidade, capazes de serem parados num alvo de hidrogénio de baixa densidade (1 mbar de pressão). Para esta experiência foi essencial o grupo do Prof. T. Haench (Prémio Nobel da Física de 2005 pelos desenvolvimentos realizados na área da óptica e dos lasers) bem como o sistema laser por ele desenvolvido em colaboração com o grupo de Paris. Nós aparecemos porque eles acreditaram que o sistema de detecção de raios X necessário à experiência precisava dos detectores que o nosso grupo desenvolvia, e que já estavam descritos na literatura. Actualmente, somos o grupo responsável pelo sistema de detecção de raios X na experiência final que irá decorrer durante a Primavera do próximo ano.

Em que consiste a electrodinâmica e a cromodinâmica quântica?
A electrodinâmica quântica (QED) é uma teoria da física quântica que descreve com grande precisão o átomo de hidrogénio e os seus estados de energia, fundamental para descrever sistemas mais complexos. É pois a base de outras teorias ainda mais elaboradas.

Quantos electrões são necessários para armazenar 1 bit de informação num computador convencional?
A informação (bit) armazenada em átomos (um) que poderá estar num estado (0) ou noutro (1) ou numa mistura dos dois, logo uma terceira hipótese que os computadores binários não têm... é a base da diferença entre os computadores convencionais e os computadores quânticos.

Anteriores entrevistas:
Irene Fonseca
Norberto Pires
Freitas-Magalhães
Valentí Massana
Alberto Proença

 
Editor
António Coxito
Produção
Ricardo Melo
Design
Luís Silva
Subscrições/cancelamento
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu)