CASO NÃO CONSIGA VISUALIZAR CORRECTAMENTE ESTA NEWSLETTER CLIQUE AQUI
 
#04 | 22 Agosto 05
 
Professor de Economia e Director do Departamento de Economia
Stern School of Business,
New York University, USA

Além da Economia, os seus interesses incluem a pintura (tendo o seu trabalho sido exibido em ambos os lados do Atlântico) e o saxofone (tocando com os NYU Stern Faculty All Stars e outras bandas igualmente reputadas).

email
site
Luís Cabral
“A banda Genesis criou a melhor música da década.”

Sabe do que gosta e gosta do que sabe?
Assim cantavam os Genesis numa das músicas do álbum “Selling England By The Pound”. No que respeita às grandes questões, creio que posso responder afirmativamente. Noutras coisas, como jazz, música clássica e vinho tinto mudo de ideias tão frequentemente que já não sei se realmente sei do que gosto.

Desilude-o saber que é praticamente desconhecido em Portugal?
Sou relativamente bem conhecido entre familiares e amigos em Portugal. Profissionalmente, a maior parte dos meus colegas encontra-se pelo mundo fora, não só em Portugal: a investigação académica é um fenómeno global. Concretamente, no domínio da economia industrial, calculo que existam algumas centenas de investigadores activos pelo mundo fora. Conhecemo-nos relativamente bem.

O Clube de Futebol os Belenenses ainda é uma equipa com reputação?
O CFB tem claramente a reputação de um clube com tradição, estilo, classe. Infelizmente, a reputação do clube como um dos cinco campeões nacionais tem-se reduzido ao longo dos anos: poucas pessoas se lembram do grande ano de 1946.

Qual a importância do riso no seu dia-a-dia?
O humor é certamente uma parte importante do meu dia-a-dia. Gosto muito de escritores e desenhadores com sentido de humor. O mundo ficou a perder quando o Gary Larson (“The Far Side”) e depois o Bill Waterson (“Calvin and Hobbes”) se reformaram no início dos anos 90. Em Janeiro deste ano, foi a vez do Dave Barry, um dos meus colunistas favoritos, entrar em sabática; esperemos que seja por pouco tempo.

Qual a origem da constante de Cabral?
A Lei da Queda Exponencial, que inclui a constante a que se refere, é uma forma divertida de descrever um facto pouco divertido. Entre 1971 e 1974, a banda Genesis criou a melhor música da década (pelo menos). Desde então, com as saídas de Peter Gabriel e Steve Hackett, a qualidade e o estilo deterioraram-se rápida e drasticamente. Assim, o nome “Genesis” significa várias coisas muito diferentes. A minha lei permite criar alguma ordem neste caos.

Considera-se um Homem do Renascimento?
Em sentido estrito, o Homem do Renascimento é alguém com mestria em várias áreas das artes e das ciências: um Leonardo. Neste sentido, não me considero um HdR. Mas procuro constantemente aprender coisas novas, e tento balancear o lado esquerdo e o lado direito: para além do trabalho académico, gosto de pintar e tocar o saxofone.

Anteriores entrevistas:
Helder Coelho
José Tribolet
José Félix Costa
 
Editor
António Coxito
Produção
Ricardo Melo
Design
Luís Silva
Subscrições/cancelamento
Se desejar continuar a receber esta Newsletter, subscreva-a aqui.
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu)