CASO NÃO CONSIGA VISUALIZAR CORRECTAMENTE ESTA NEWSLETTER CLIQUE AQUI
 
#25 | 16 Janeiro 06
 

Nasceu em 1947, licenciou-se em Física na Universidade de Lisboa em 1969, doutorando-se em Engenharia Electrotécnica na Universidade de Liverpool em 1974.

É Doutor Honoris Causa pela Universidade da Beira Interior (1995).
Sócio efectivo da Sociedade de Geografia de Lisboa, é também membro de diversas academias estrangeiras, nomeadamente da Academia de Ciências de Nova Iorque e da Academia de Astronáutica da Federação Russa.

Além de investigador coordenador do Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial desde 1984, é professor catedrático do Instituto Superior Técnico e director da Faculdade de Tecnologia da Universidade Independente.

Conhecido como o «pai do satélite português», é, na realidade, o responsável máximo pelo consórcio PoSAT que constitui e lançou o primeiro satélite português em 26 de Setembro de 1993.

email
site

Fernando Carvalho Rodrigues
"A banca é o maior sistema metafísico."

Antes de si o que havia?
Havia o universo e o Universo esperou biliões de anos até que me criou; nasci filho de uma mulher no dia 28 de Janeiro. A partir desse dia, o Universo tinha uma pequena fracção por onde podia passar. E em cada dia, em cada instante, o Universo organizado em mim, contempla-se. Antes de mim havia quem inventou um pedaço do Universo por onde vai fluindo e passando a sua própria natureza.
Mais do que passear no Universo é o Universo que passa outra vez em nós. Todos os dias, todas as horas, todos os instantes, temos novos átomos, novos bocados do Universo no nosso corpo. Vão-se fazendo em cada um de nós. Nós não somos os caminhantes. Nós somos por onde o universo vagueia e… quem pensa e quer dele uma explicação.

Acredita na existência da partícula elementar?
Em qualquer intervalo de números reais há um número infinito de números. Assim, haverá sempre componentes da partícula elementar. No séc. passado chegou a haver centenas. Por isso a busca é inútil. Agora, olhar para cada vez mais diminutas escalas de espaço e de tempo é essencial para compreender os grandes comportamentos do universo para os quais não temos mais compreensão.

Qual a sua regra de ouro?
A minha é não ter. Adoptei o moto “CLAM, VI ET PRECARIO “ (Em segredo, com trabalho e a titulo precario.) e sigo o preceito da Academia das Ciências de Lisboa “NISI VTILE EST QVOD FACIMVS STVLTA EST GLORIA”. (Se o que fazemos não é útil, tonta é a glória.)

Os portugueses escolhem sempre os pacotes de rebuçados mais pequenos?
Os dirigentes sempre. Os portugueses escolhem os maiores e, se não os há na pátria, imigram.

O sistema metafísico mais fantástico é constituído por electrões?
É. Dá forma à banca, que é o maior sistema metafísico, com suporte na crença que um electrão, que não se pode nunca ver, tem valor desde que exista numa máquina que é posse de um banco. É curioso que no meu servidor o mesmo electrão valha nada. E este é o segredo de qualidade metafísica da vida no mundo que se diz positivista. Nós, humanos, quando damos significado a seja o que for, a seguir damos-lhe valor financeiro em electrões. É curioso que a tecnologia tenha dado origem a um conceito metafísico adoptada quase unanimemente por toda a humanidade que tem acesso ao telefone.

Acredita em que Deus?
Não há vários Deuses, há Deus. Está para além da nossa compreensão, é outra classe de vida. Eu tenho e adoro gatos. Sou capaz de os entender completamente? Não. Sou capaz de lhes prestar o entendimento? Não. Sou capaz de saber mesmo que os ame? Não. Podem os gatos conhecer-me? Não. Quando, por amor os espremo e lhes puxo, ainda que gentilmente, os bigodes, podem eles, que estão a sofrer, saber que é por amor? Não.
Nós somos uma classe de vida que se alimenta de espaço e de tempo, caçamos animais e plantas no espaço. Antecipamos e planeamos no tempo. Os animais e as plantas são outra classe de vida. Alimentam-se só de espaço. Podemos amá-los, podem amar-nos, mas não somos capazes de os penetrar no espírito. Deus é outra classe de vida, sem dúvidas que se alimentará no espaço e no tempo mas, também, em muito mais. Está para além da nossa compreensão.

Editor
António Coxito
Produção
Ricardo Melo
Design
Luís Silva
Subscrições/cancelamento
Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais: qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor e deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser removido da lista. Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra "Remover" no assunto. (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu)